novidade

Atendimentos comunitários do curso de Odonto da UFSM serão transferidos para o campus

Eduardo Tesch

Fotos: Renan Mattos (Diário)
O novo prédio da Odontologia no campus

Por mais de 50 anos ocupando o prédio da antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Centro, o curso de Odontologia inicia o ano de 2019 com mudanças: a partir de março, mês de volta às aulas, as atividades serão concentradas em um novo prédio no campus sede da universidade, no Bairro Camobi.

Além das aulas e dos laboratórios, os atendimentos à comunidade - uma das marcas registradas do curso - também serão movidos para o campus. Localizado em área aos fundos do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), no Centro de Ciências da Saúde, as novas instalações demoraram cinco anos para ficar prontas, ao custo de cerca de R$ 10 milhões para a universidade. O dinheiro veio da permuta de um terreno da UFSM em São Borja, no ano de 2010.

Curso de Odontologia da UFSM será transferido para o campus de Camobi

A troca de sede é uma antiga demanda da comunidade acadêmica, já que o curso ocupava um espaço destinado, inicialmente, a outras atividades. O coordenador do curso de Odontologia, Renesio Armindo Grehs, participa dos últimos detalhes para a mudança de sede.

- O prédio é um anseio da comunidade odontológica há muitos anos e, felizmente, conseguimos. Para a Odontologia, é extremamente importante essa obra, porque estávamos em um prédio, na região central, em que as áreas físicas eram adaptadas - afirma o professor.

O atendimento à comunidade, assim como as aulas, também serão totalmente transferidos para o campus a partir de março. O coordenador do curso explica que, temporariamente, vai manter dois funcionários no prédio da antiga Reitoria, para sanar possíveis dúvidas durante a transição. Além disso, o telefone (55) 3220-9201 estará disponível a questionamentos a partir de março.

- Quase a totalidade dos atendimentos é gratuita à comunidade, com exceção de alguns em que é cobrada uma pequena taxa. Qualquer pessoa pode nos procurar, de crianças a idosos. Atendemos todos - salienta o professor Grehs.

CURSO PEDIRÁ LINHA DE ÔNIBUS AO PRÉDIOCadeiras e equipamentos para as aulas práticas já foram instalados no novo prédio do curso, no Bairro Camobi

Como o novo prédio está localizado a cerca de 400 metros da entrada do Hospital Universitário, a direção do curso conversa com a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria para analisar a possibilidade de oferecer linhas de ônibus, em horários especiais, que passem pela frente do novo prédio, denominado como 26F. O curso tem 350 alunos.

- É uma questão que estamos analisando junto à Pró-Reitoria de Infraestrutura. Estamos conversando com eles para ver essa possibilidade. Tem a questão do ônibus interno da UFSM também, que vamos tentar que passe por ali - afirma Grehs.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chamada oral para os campi de Frederico e Palmeira das Missões Anterior

Chamada oral para os campi de Frederico e Palmeira das Missões

Termina hoje prazo de inscrição para o financiamento estudantil Próximo

Termina hoje prazo de inscrição para o financiamento estudantil

Educação